Oi, tudo bem?

Que bom que você veio.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Meandros da poesia

Mostrando o caminho da poesia para o futuro poeta.


A vida é uma poesia. Abra teus olhos e viva. Você verá poesia em todos os lugares, em todos os fatos, em todos os sentimentos. Arrisque uma poesia ruim sobre um tema bom. Escreva uma poesia boa sobre um tema ruim. Não importa como será, mas será. Não importa como estará escrita. O importante é que estará escrita.

Imagine que a poesia é um monte de barro sobre o torno. Uma massa informe de palavras misturadas, enredando-se na sua mente. Aos poucos, você vai dando forma à ela. Vai definindo seus contornos, trabalhando seu equilibrio. Assim nascerá a poesia.

Abra a janela do teu cérebro e deixe as idéias voarem. Daí sairá a poesia. Ponha teus pés nas nuvens e tua cabeça alcançará as estrelas. Viaje. Sonhe.  Mas leve sempre consigo o lápis e o papel, pois irá colher poesia, muita poesia, que estará plantada entre as estrelas e no teu pensamento.

De volta à Terra, leia. Leia muito. Leia todos os autores que estiverem ao seu alcance. Através dos escritos deles você desenvolverá o seu estilo de escrever a sua poesia. Conhecerá estilos literários, idéias originais de fatos corriqueiros, novas visões de assistir o mundo, jeitos diferentes de escrever a mesma inspiração.

Escrever poesia pode ser um ato solitário, mas viver a poesia e um ato social, comunitário. Converse com os poetas, troque idéias, participe de saraus.

Nunca julgue uma poesia pelo seu conteúdo. O poeta tem suas razões para escrevê-la. Assim também a sua poesia nunca será julgada pelo que você escreveu.

Tenha sempre consigo o papel e o lápis. Nunca se sabe quando uma boa idéia, uma inspiração, um fato interessante irá acontecer. Escreva-o na hora mesma que acontecer. Não importa que. Depois, o escrito durma um dia ou um ano. De repente, ele será útil e necessário. E lembre-se, o maior aliado do poeta é o dicionário.


Tótila Artigas

Nenhum comentário: