Oi, tudo bem?

Que bom que você veio.

terça-feira, 26 de julho de 2011

ASSASSINANDO O PORTUGUÊS

ASSASSINANDO O PORTUGUÊS

Sei que estou sendo repetitivo, que já se falou muito e mais ainda se escreveu sobre o assunto, mas não resisto, especialmente depois que o ministro partiu em defesa ao “Livro de Português” que aceita o erro de concordância. A internet e a televisão têm sido os maiores carrascos do nosso lindo idioma. Tenho encontrado sites e blogs, especialmente estes, que primam pelos erros, tanto de grafia como de concordância. Muitos deles procuram ser via de propaganda de profissionais liberais, como designers, alguns de denominando desing (assassinam também idiomas estrangeiros, especialmente nossa segunda língua, o inglês).
As janelas de comentários nos portais de notícias então, são verdadeiro massacre. Quem escreve deve se perguntar para que serve aquele monte de teclas com sinais estranhos, como til, dois pontos, vírgula, pontos de interrogação e exclamação, etc. Quando se lê um comentário, é preciso adivinhar o que o autor está querendo dizer, pois não existe uma mínima referencia sequer se está perguntado, afirmando, pondo em dúvida, etc.
Outro genocídio literário é a inclusão de palavras estrangeiras como se fossem brasileiras, cujo significado não tem nada a ver com o texto. Aliás, não só de estrangeirismos, como no próprio uso do idioma pátrio. É comum ver-se o emprego de palavras que não significam absolutamente nada no contexto do assunto. Recentemente, li em um artigo o excesso da palavra EXCLUSIVE, para dizer que algo estava INCLUIDO no assunto... Outro exemplo é o “encabulado”, muito usado para o autor dizer que ficou revoltado (?) com alguma coisa ...
Se isso é o que os novos gramáticos estão chamando de “internetes”, então, por favor, providenciem cursos on-line (ou onlaini, como já vi grafado) para atualizar os leitores, pois o que está acontecendo é o surgimento de um novo idioma dentro do idioma português do Brasil – ainda não vi tais absurdos em sites dos endereços .pt.

Um comentário:

HELIA disse...

PALAVRAS BEM COLOCADAS.......PARABENSSS